ESTUDO / APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO.
Letícia Pereira Andrade (UEMS).
É sabido que, no Brasil, a maioria dos alunos dos Cursos de Letras, é portador de uma profunda lacuna ao nível do conhecimento do vocabulário latino e português, pois se estuda a “mãe” sem lembrar da “filha” e vice-versa. No entanto, uma língua não se realiza “parcelarmente”, logo, não se pode estudá-la de forma “fragmentada”. “Como querem que eu faça / poesia só minha/ de sangue inocente?” - estes versos de Ferreira iluminam o dito acima, realmente, não dá para estudar o português sem fazer uma ponte ao Latim e vice-versa. A ponte é o instrumento imprescindível para que haja um trabalho dinâmico, continuado e escorado na reflexão, no qual o “ir e vir” pode transformar-se em um excelente recurso de motivação para as aulas de Latim e de Português, desde o início e sempre: “ab ouo”... Assim, o presente trabalho pretende apresentar alguns exercícios em forma de “árvores genealógicas”. São baseados num texto de VIEIRA, D.C. e no texto “Do Latim ao Português” de WILLIAMS. Dessa forma, o objetivo do pôster é mostrar a importância desse “ir e vir” no estudo/aprendizagem do vocabulário: o despertar o hábito de refletir sobre a evolução das palavras, aliás, “ninguém logrará caminhar com segurança em direção ao futuro, esquecido e empobrecido das riquezas e dos apelos do berço”.
REFERÊNCIA:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/resumos/latimportugues.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário